terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UMA VIAGEM À CIDADE PERDIDA DOS INCAS


Explorando a cidade perdida!!
Depois de um dia inteirinho de vadiagem pelas ruas de Cusco, passeando por suas ruas estreitas, visitando suas igrejas e procurando restaurantes para apreciar uma boa comida peruana, chegou a hora de nos planejar para conhecermos as belezas da cidade perdida.

Canteiro experimental da agricultura Inca
A mistica de Águas Calientes!!
Saímos pela manhã, bem cedinho do hotel e em razão do trem não mais poder fazer o percurso saindo do centro de Cusco, por questões ambientais, tivemos que pegar uma Van que percorreu aproximadamente uns 40 minutos até a estação de trem e de lá seguimos para Águas Calientes onde nos hospedamos. Esse percurso durou mais ou menos 1:40h e que passaram rapidamente pois estávamos encantados com a paisagem, magnífica e encantadora!!
Águas Calientes é um lugar interessante, obviamente, preparada para receber turistas do mundo inteiro. Muitas bugigangas típicas do Peru a preços exorbitantes. Mas, enfim, é divertido subir e descer suas ladeiras, visitar suas inúmeras lojinhas e tomar um bom banho nas piscinas termais.
As revoltas águas do rio Urubamba
Desde que chegamos, uma chuvinha lenta e persistente caia sobre a cidade, deixando-a ainda mais misteriosa. Ao lado da cidade corre um rio caudaloso, violento e com as cores das águas do rio madeira.
Essas águas foram motivo de muita discussão entre os expert no assunto. Abdiel, sem nenhuma dúvida, afirmava que havia peixe que conseguiam sobreviver a tamanha violência e turbilhamento, por outro lado, Bidinho e Haroldo afirmavam categoricamente que nenhuma espécie de peixe sobreviveriam àquelas condições. Depois de uma pesquisa na redondeza o Bidinho e o Haroldo ganham a discussão, realmente, não havia peixe naquelas águas!!
Cuy, uma comida exótica
Como chovia a cântaros, depois de nos acomodar no Hotel Royal In, fomos procurar um lugar para almoçar e o Bidinho sugeriu que fossemos ao mesmo restaurante em que eles haviam almoçado a 2 anos quando aqui estiveram.
Abdiel e eu decidimos comer um tal de Cuy, típica comida peruana, ou seja, um animalzinho muito parecido com prea e que provou não ser essa coca-cola toda. Ele é pequeno e tem pouca carne mas, eu queria conhecer e sentir o sabor. Saímos com fome do restaurante.
A caminho da cidade perdida!!
O Bidinho optou por um Lomo de Alpaca e acabou se dando bem. O Haroldo sempre mais com o pé para trás pediu somente uma salada (ele ainda vai virar um camaleão) e a Mônica que tem medo do desconhecido pediu algo bem básico – frango empanado com batatas fritas e arroz – foi a pior comida que chegou a mesa. Não tinha sabor de nada e o empanado do frango era um ovo mole jogado por cima e que nem frito estava!!! Ela muito irritada desistiu de almoçar, pelo menos ali, e mais tarde, já na companhia só do Bidinho foram a outro restaurante e quando os encontramos no final da tarde ela estava só alegria – barriguinha cheia – comeram macarronada e pizza.
A noite quando estávamos no Hotel esperando o nosso guia se apresentar, decidimos pedir umas pizzas no restaurante em anexo. A preguiça era grande e como a chuva ainda persistia e o frio começava a incomodar, ficamos no saguão conversando e esperando o garçon avisar quando a comida ficasse pronta.
O compromisso com a Empresa era que o guia chegaria ao Hotel às 18h, mas o cabrinha só apareceu às 21h quando já não suportávamos aguardar a sua chegada. Fomos planejar o passeio à cidade perdida que ocorreria no dia seguinte, bem cedinho. Nessa hora a Mônica começou a se mostrar indisposta, com dor de barriga e enjôo e por esse motivo acabou se recolhendo antes mesmo de acabarem as explicações de como proceder nas montanhas. Soubemos no dia seguinte que ela passou mal a noite toda com vomito e diarréia. A peixinha morreu pela boca!!!
Olha o tamanho da mulher (Anisia)
Levantamos às 6h da manhã porque tínhamos que pegar o ônibus que nos levariam à entrada da cidade às 6:45h, isso porque, como o guia nos explicou, tínhamos que passar pela roleta de entrada até as 7:45h, limite de tolerância.
Olha aí a lei do menor esforço
Do ponto onde o ônibus parou até o local de entrada tínhamos que caminhar uns 10minutos mais a coragem da turma não era tanto assim e acabamos pegando um TUC-TUC que foi bem divertido.
Apenas a título de curiosidade, dentro da cidade é proibido fumar e se sentar em locais previamente indicados, e para evitar o descumprimento dessa regra há policiamento constante no local.
Em determinado momento do passeio eis que um cidadão aparece fumando calmamente e, uma vez advertido pelo nosso guia, sorriu ironicamente e continuou tragando seu cigarro e fazendo círculos no ar com a fumaça. Foi preciso ameaçar chamar os policiais para que ele apagasse o cigarro. Adivinhem de onde o cidadão era??? BRASIL!!! Fiquei com vergonha por nós!!! E por ouvir a celebre frase: Tinha que ser brasileiro!!!
Monica antes de desistir da excursão
Retrocedendo um pouco, logo na entrada da cidade a Mônica, que já vinha reclamando de indisposição desde a noite anterior, começou a passar mal e teve que voltar, sem ver quase nada do lugar, a não ser uma rápida visão quando a neblina baixou um pouco.
Do trecho de onde ela voltou até a entrada da cidade ela teve queda de pressão e desmaiou. Foi levada para um ambulatório onde foi medicada e ficou tomando soro, pois já estava desidratada. Depois desse sufoco e muitos medicamentos ela se recuperou e no final da tarde conseguimos voltar a Cusco sem maiores transtornos.
Quem vê tamanho não vê medo!!!
O outro desafio do grupo foi manter o Haroldo conosco até o final da excursão. Ele tem fobia de altura e tinha que se manter sempre afastado da encosta, evitando olhar para baixo. Assim foi possível continuar e como tinha muita neblina a visão geral foi um pouco prejudicada para todos, mais foi fundamental para que ele prosseguisse no passeio. Por incrível que parece ele só não conseguiu chegar ao ultimo ponto da excursão onde era impossível não se olhar para baixo e começar a descida. Ele esta de parabéns, venceu mais um desafio!!
A excursão durou uma média de 2h e, apesar do peruaninho parecer não ser de nada, o menino era bom de história, cheio de artimanhas, com pitada de humor, tornando nossa exploração ao mundo Inca muito agradável.
É impossível descrever a grandiosidade daquela civilização e do quanto eles eram evoluídos, seja na área da astrologia, agricultura, engenharia e outras áreas do conhecimento. O mais surpreendente era a interação do homem ao meio ambiente e às forças da natureza.
Se as gerações que se seguiram tivessem absorvido esse conhecimento o meio ambiente não teria sofrido tanta agressão e não seria preciso gastar milhões de reais para tentar conter tamanha destruição!!
O magnetismo Inca!!! 
O guia nos explicou que aquele santuário aparenta ser o lugar sagrado dos INCAS onde viviam pessoas especiais (físico, químico, espiritual e outros) que se dedicavam ao desenvolvimento de seus potenciais em busca do progresso de seu povo e onde ocorriam os rituais sagrados. Hoje essa cidade é muito visitada por peregrinos em busca da paz, assim como nós, peregrinos aventureiros!!!!
Sendo assim, corre a lenda de que a cidade dos INCAS, onde viviam a maioria das pessoas, ainda se encontra perdida!!!
Boa noite!!!

sa

5 comentários:

  1. Nossa gente, que maravilha! Isso parece ser uma aventura maravilhosa!
    E a Anisia? Nenhuma história dela?
    Haroldo tá de parabéns! Vencer os próprios medos é um desafio e tanto!
    Nossaaaaa, como o Bidinho tá mais magro, impressionei! D:
    Tadinha da Mônica, nem viu nada, vai ter que voltar aí de novo! Melhoras cunhada! :}
    Momys e Papis! Saudades infinitasss!
    Vcs continuam lindos e magros, não se preocupem.
    Mãe, não esquece que vc prometeu vir me ver depois dessa aventura hein?!
    Saudades imensasss! Beijosss!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero experimentar esse lombo! Deu água na boca. Esses brasileiros nos matam de vergonha mesmo. Preservar a história não é apenas manter a memória de uma civilização antiga, mas principalmente aprender com as lições ensinadas por eles. Parabéns aventureiros!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu quero conhecer a cidade perdida, mas não quero me perder!! rsrsrs (piadinha infâme) Mas depois nos conte se a Mônica melhorou, fiquei preocupada com ela.
    Concordo com a Anie, o Bidinho emagreceu bem, e vc continua linda mãe!!
    dê meus parabéns para o Haroldo!
    beijos em todos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal!
    Améilia, o Bidinho comeu o Cuy, também. Quem comeu lomo foi eu e o Roberto (o melhor almoço do dia, rsrsrs...). Quanto ao tamanho da mulher, o Roberto que é alto, pois encontramos pessoas bem mais baixas que 1,53, lembra! (rsrsrs...)
    Anie, eu também, passei o dia com mal estar (acho que foi um chocolate quente que tomei na noite anterior). Melhorei depois que tomei um remédio doado pelo prof. Haroldo. Espero te conhecer pessoalmente e te contar alguns "causos" das aventuras que vivi.
    Bjs e a benção e proteção de Deus para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amélia esqueci de falar que gostei das fotos. Anísia

      Excluir