segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CUSCO - ANTIGA CAPITAL DO IMPÉRIO INCA


Mais um toque de beleza à cidade
Depois de tudo que passamos até chegarmos ao Hotel às 23:30h de domingo e só conseguirmos ir dormir depois da 01h da manhã, a nossa segunda-feira não podia ser de outra forma a não ser descansar e dormir um pouco mais do que nos outros dias.
Infelizmente não poderia ser por toda a manhã já que tínhamos que encontrar uma oficina para efetuar os reparos nas motos do Abdielzinho ( ele sonha que no final da viagem a moto vai ser dele) e do Bessa.
Se misturando as paisagens local
Esqueci de contar que, na noite anterior, antes de chegarmos ao Hotel o Bessa decidiu, sozinho, que precisamos encontrar primeiro a Praça de ״Las Armas״ e por ser uma cidade muito antiga, as ruas são estreitas e com paralelepípedos, tornando difícil pilotar por essas ruas, sem contar que era uma descida, com uma depressão no meio da pista que estava molhada por causa da chuva.
Não deu outra, o Bessa perdeu o equilíbrio e caiu, jogando a pobre a Anisia no meio fio e nessa hora quebrou a lanterna do pisca-pisca do lado direito da moto. Ainda bem que as pessoas foram muito solicitas e ajudaram a Anisia a levantar e sair mancando para a calçada (.. e ela pro Bessa – De novo amor??) Isso porque ele já havia derrubado ela da moto lá perto de Cacoal, mas isso é uma outra história que depois eu conto. .
Um casal apaixonado
Outra coisa que deixei de comentar com vocês é que nos Hotéis não existe estacionamento e as pessoas precisam contratar garagens, as vezes perto do Hotel, outras vezes em local bem distinto,que aqui eles chamam de cocheira ou playa de estacionamiento. No nosso caso o Hotel disponibilizou sua garagem para abrigar as motos do Abdiel e do Bessa, mas o espaço era muito pequeno, não sendo possível acomodar a carretinha com a moto do Bidinho e também a Hilux.
Eles tiveram que procurar na redondeza uma garagem disponível e só conseguiram acomodar a carreta com a moto, quanto a Hilux, depois de muita insistência do Bidinho, o Gerente do Hotel admitiu que colocássemos o carro na estreita garagem e para conseguir essa proeza foi preciso mais de hora de tentativa até que, finalmente, coube naquele espaço reduzido. Essa foi uma das razões porque só conseguimos nos recolher para descansar depois da meia-noite.
Vista Panorâmica da cidade
Depois de tantos percalços o Bidinho não queria nada com a dureza e entregou a chave da moto pro pai dizendo – Tome que o filho é seu – Imaginam a alegria do Abdiel nesse momento? Enfim, sobrou pra ele a responsabilidade de levar a moto para a oficina.
No dia seguinte, enquanto Abdiel, Bessa e Haroldo foram para a oficina, nós as mulheres, sob a proteção do Bidinho fomos a lavanderia levar as roupas molhadas e fedorentas para uma boa lavagem – pelo menos era o que a gente queria. A lavanderia era uma m...... e as roupas foram entregues no final da tarde quase pior do que quando chegarsm.
Tudo isso faz parte da aventura e tudo o que temos que fazer é relaxar e aproveitar.
Igreja do Sec. XVI
Depois das devidas acomodações, nos encontramos na praça Das Armas e fomos almoçar e comemorar o fato de estarmos todos bem e com saúde.
No final da tarde o Abdiel marcou encontro com uma Operadora de Turismo para contratar a nossa ida para Macchu Picchu no dia seguinte (terça-feira), logo nas primeiras horas. SURPRESA!!! Os dias anteriores tinham sido de muita chuva e a água cobriu a estrada de ferro impossibilitando a travessia do trem que nos levaria às Águas Calientes, um povoado perto da cidade do Incas!!
Com isso, tivemos que remarcar a nossa ida para Macchu Picchu, ficando para quarta-feira, com retorno na quinta-feira a tarde. Isso nos obrigou a permanecer em Cusco um dia a mais que o previsto.
Passeando pelos Pontos Turísticos 
Já que o estupro era eminente, o jeito foi relaxar e aproveitar as belezas dessa cidade cheia de histórias de um povo que atingiu o ápice de seu desenvolvimento econômico, social e cultura, além do progresso na agricultura.
O Bidinho e a Monica contrataram um city tour e visitaram vários pontos turísticos. O Bessa e a  Anisia foram comprar algumas roupas de inverno já que o Bessa quase morreu nas montanhas de tanto frio. Teve uma hora que olhamos para ele e ele estava tão roxo que pensamos que ia desmaiar, porque além do frio a situação dele era ainda mais critica, ele estava todo molhado porque a roupa que ele achava que era impermeável mostrou ser uma grande porcaria.
Tomando café expresso e foto com nativas
Aqui eu tenho que fazer um parêntese – Enquanto os rapazes que foram a oficina já estavam almoçando na Placa de Las Armas, nós perambulamos pela cidade.  A preocupação da Anisia era encontrar o Bessa antes que ele comprasse as roupas de frio porque ela dizia o tempo todo – Gente ele vai comprar uma roupa grande demais pra mim!!! E nos dizíamos -  Como assim?  Você é tão pequena!! E ela ansiosa dizia – Ele vai comprar XL. Ela contou que em outra ocasião ela foi mostrar uma foto para uma amiga em que apareciam as rosas ao lado dela e o pessoal em vez de olhar as rosas olhavam para ela e perguntavam – Quem é esse ET??
Razão porque quando vamos tirar fotografias ela nunca fica sem o capacete que é pra ninguém reconhecê-la com aquelas roupas três vezes maior do que ela. Vocês acreditam que ele realmente comprou as roupas antes dela chegar e todas eram XL e ela usa PP??
O Abdiel, eu e o Haroldo fomos levar a moto, que já estava pronta, e o carro para um lavador, porque eles estavam imundos depois de tudo que passaram. Deixamos o pessoal cuidando deles e fomos passear na Praça Das Armas, aproveitar para comprar algumas lembrancinhas e assim esperar o tempo necessário para voltarmos ao Lavador para pegar os veículos.
Almoçando em frente a Praça das Armas
A cidade continua me fascinando. Ela é linda!! Situada dentro de um vale, cercada de montanhas e um clima maravilhoso. Creio que seria necessário pelo menos uma semana para podermos conhecer os pontos mais importantes desse lugar, tais como as igrejas construídas depois do século dezesseis, quando os Espanhóis aqui chegaram e impuseram sua cultura e sua religião ao povo Inca que de tão pacíficos não reagiram a esse domínio selvagem e brutal, deixando-se dizimar e permitindo que seus templos fossem destruídos e em seu lugar fossem erguidas igrejas suntuosas!! Só no centro da cidade são 15 (quinze) igrejas de diferentes congregações.
Gostariam de tempo para visitar os sítios arqueológicos que ficam perto da cidade e outros pontos turísticos interessantes, mas infelizmente isso ainda não será possível porque temos que cumprir com a nossa meta e os dias correm muito rápido.
Amanhã, quando retornarmos de Macchu Picchu contarei a vocês essa nova aventura.
Até mais e Boa noite.

2 comentários:

  1. Aí que saudade, tava começando a ficar preocupada de novo!
    Tadinha, da Anisia, essa mulher é uma mártir! Ela é esquecida, arremessada e ainda tem que passar de gorda, só porque o Bessa perdeu um dos parafusos na queda, vamos canonizar essa pobre mulher, porque se ela ainda não matou o marido, ESSE é grande milagre! :P
    Esse Bidinho já folgado hein?! Isso Bidinho, explora o meu pai, ninguém faz isso mesmo!
    E vc mãe? Como vc tá?
    Estou morrendo de saudade de todos!
    Beijos e mais beijos!
    :***

    ResponderExcluir
  2. Oiii... que bom ler noticias de vcs!! fico feliz em saber que estão bem e curtindo a viagem!! muita saudade de todos!! aproveitem bastante! beijos!

    ResponderExcluir