terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Rumo a Puerto Maldonado



Conforme disse a vocês, fomos a Cobija - Bolivia comprar algumas coisas importantes para a viagem, tipo Whisky 21 anos e um em especial comprado pelo Bidinho – Royal Salute – 21 anos para festejarmos o aniversario dos dois – Pai e Filho – que será dia 28.02 e provavelmente estaremos na estrada, talvez chegando em Campo Grande-MS.
Particularmente acho algumas bebidas devem ser calmamente degustadas, primeiro porque embriaga rápido e segundo porque custa caro! Imagina a minha cara ao saber que o mesmo whisk com a idade do Abdiel custa mais de R$10.000, cheguei a conclusão que nessa vida eu só me daria ao luxo de tomar um whisk com a idade da Anie. Enfim, o único sexagenário que vai passar pela minha boca é o Abdiel mesmo.  



Atravessamos a ponte estaiada e seguimos rumo a Puerto Maldonado. A viagem transcorreu com uma certa tranqüilidade, apesar do tempo continuar fechado e com nuvens pesadas no céu. O Bidinho pilotando a Harley e sozinho porque a Mônica resolveu ir no carro de apoio pois não estava confiando no domínio dele sobre a máquina. Ele precisava criar intimidade com a poderosa e só depois aceitar uma garupa. O combinado seria de Porto Velho a Puerto Maldonado mas eu acho que ele vai viajar sem acompanhante na moto!! Vamos esperar!!





O Abdiel e eu na BMW, o Bessa e a Anisia na Vestron e o Haroldo e a Monica no carro de apoio.





Como era de se esperar, a chuva caiu torrencialmente e isso durou muito tempo em todo o nosso trajeto e atrapalhou um pouco a viagem porque o ritmo caiu e a tensão aumentou em razão da pista se tornar mais perigosa.



Mas como tudo isso faz parte da aventura, curtimos cada minuto até chegarmos na fronteira com o Peru, quando então começou aquela chatice das Aduanas, seja do
Brasil seja do Peru.
A principio parecia que nada poderia nos atrasar a não ser a própria burocracia tanto de um lado quanto do outro. De repente chegou a noticia que a mulher do Bessa, a Anisia já não poderia continuar a viagem porque não tinha documento de identificação, ela só trouxe sua carteira de motorista que não é aceita para viagens internacionais.



Largamos o que estávamos fazendo e fomos dar  apoio moral a ela que estava muito abalada com a noticia. O responsável pela Aduana brasileira, depois de inúmeras explicações resolveu deixá-la seguir e avisou que ela poderia ser barrada na Aduana Peruana.
Claro que não deu outra, ela não seguiria em frente. Precisavam ver a cara do Bessa, ele estava indignado, bravo e chegou a cogitar a possibilidade de colocar a Anisia num ônibus e mandar de volta pro Brasil, mas sua coragem não era tanta até porque ele estava  mais sujo que pau de galinheiro com ela.

Vocês acreditam e isso é verdade, na ultima viagem que fizeram de moto para o Nordeste ele precisou parar e abastecer e a Anisia foi comprar água, quando ela chegou perto da moto havia vários homens admirando a máquina e ela resolveu ficar mais afastada aguardando a hora de subir nela e para sua maior surpresa e incredulidade o Bessa ligou o motor, colocou a marcha e foi embora.  Ela, a principio, não quis acreditar e muito brava ficou esperando que ele retornasse, logo na primeira arrancada. Que nada!! O tempo foi passando e ele não aparecia.





Os homens que estavam perto da moto, constrangidos pelo que aconteceu tentavam consolá-la e contavam historias semelhantes que já havia ocorrido com eles e suas mulheres O dono do posto de gasolina decidiu ajudar e ligou para o posto da Policia Rodoviária Federal e falou com seu amigo que estava de plantão e pedir que abordassem o ingrato marido.




Quando ele se aproximava do posto, o policial já estava esperando por ele e deu sinal para ele parar.
Vejam esse dialogo:
- Senhor Bessa?
- Sim, sou eu.
- Seus documentos, por favor
- Pois não.
- Enquanto olhava o documento.....- O Senhor não esqueceu nada pra trás??
- Eu acho que não e você (olhando para traz) A NI SIA!!!   Cadê a minha mulher?? Seu guarda, minha mulher caiu da moto!!!
- HOMÊ (nordestino), você esqueceu sua mulher no posto de gasolina!! Volta e vai buscar!!

Vocês acham que depois disso ele teria coragem de colocá-la no ônibus e devolve-lá para Porto Velho?? Tinha que ser muito macho!!!
Inconformado resolveu lutar pela mulher e depois de muitas argumentações os policiais peruanos decidiram deixá-lá seguir adiante, afinal, ela era mulher dele e ele estava devidamente documentado!! Ele agradecido e ela se sentindo propriedade do marido!!!
Nesse meio tempo, fomos almoçar em Inapari, já no Peru e fomos ao restaurante Pelegrino, local onde já havíamos almoçado outras vezes. Se o estômago do viajante fosse muito exigente ele com certeza passaria fome. Eu estava de frente para a porta do restaurante e depois de uma longa espera finalmente a comida estava a caminho. O último a ser servido foi o Haroldo, e a mulher que trazia o prato tropeçou e quando o bife estava a caminho do chão foi literalmente aparado por uma mão rápida e ligeira que apoio o bife com a palma da mão e rearrumou o prato do cliente. Pelo que eu soube, estava saboroso.
Enfim, seguimos viagem e no final da tarde chegamos a Puerto Maldonado, não sem antes o líder Abdiel ter perdido a entrada para o Hotel numa pista federal com blocos de concreto no meio, o que levou todo o grupo a passar do local e fazer algumas peripécias até encontrar outra saída e a rua do Hotel (Cabana Quinta).
Por hoje é só!!



Boa noite

3 comentários:

  1. Fazia tempo que não dava boas risadas na leitura de um texto. Amélia, creio que você poderia refletir durante a viagem sobre a possibilidade de escrever: "Aventuras sobre rodas." Já dei até o título e ainda poderia ajudar na redação. Você está se saindo muito bem na escrita. Seria muito divertido. kkkk
    Beijão pra vcs.:)

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Rir demais, a aventura se torna mais interessante quando nos deparamos com histórias como esta, faz com que o leitor se delicie com cada momento (de preferência as que provocam sufocos) kkkkk
    Parabéns Amélia, vc realmente nos surpreende!

    ResponderExcluir
  3. Éverson
    É isso aí pessoal .... uma boa viagem para todos e que o Bessa não esqueça a esposa novamente ... kkkk

    ResponderExcluir