segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ENTRE AS ÁGUAS DO PACIFICO E O DESERTO DO ATACAMA



Caminhos do Chile
Como disse a vocês, chegamos a Iquique - Chile no final da tarde, não sem antes percorrer um dos trajetos mais bonitos do percurso. As montanhas Andinas sempre serão um deslumbramento a cada segundo. A imensidão do deserto nos leva a reflexão e a nos sentir pequenos diante da natureza.
Faltando poucos Km para chegar na cidade a moto do Bidinho ficou sem gasolina, mais como somos previdentes tínhamos uma reserva técnica que foi muito bem aproveitada.
Abastecendo a moto
Vocês lembram do dia que aqueles peruanos m.... (carnaval) me jogaram espuma de sabão? Pois é, a lenta da máquina ficou com mancha e eu como sou amadora não percebi e continuei tirando foto e todas saíram com mancha. Acabei comprometendo a qualidade das imagens.
A cidade é linda e fica a beira mar. Assim como da outra vez, chegar em Iquique nos fez sentir como Siri, o bichinho que fica entre o rochedo e o mar. Em toda a cidade há avisos de que ¨Em caso de Tsunami a direção para evacuar é a montanha¨. O problema é que não tem escada, nem elevador e só resta a vocês escalar ou ficar no pé dela e esperar a onda!!! Arrepiante!!!
Os caminhos da aventura
Tirando esse desconforto, a permanência em Iquique foi bem agradável, passeando a beira-mar, levando roupas para lavanderia e indo as compras na Zona Franca, que aqui se chama ZOFRI. É importante dizer que essa empreitada foi um fiasco!! Nada de interessante para comprar e os preços nada atrativos. Valeu pelo passeio.
Enfim, retomamos a estrada rumo a San Pedro do Atacama e atravessamos o deserto que, na maioria do percurso apresentava uma temperatura bem agradável. Optamos em percorrer a costa do pacifico no trecho em que foi possível aproveitar esse visual imperdível, onde o mar e o deserto se abraçam!! (entre Iquique e Tocopilla).
Chegando em Iquique
Vocês acreditam que no percurso para San Pedro decidimos parar num lugar bem aprazível para podermos descansar e esticar as pernas e, como durante toda a nossa viagem, sempre que possível, colocávamos decalque do nosso grupo e nesse dia não foi diferente, de repente, olhando os demais, me deparei com o nosso decalque colocado em 2009 e achamos isso emocionante. Eu não me lembrava de que já havia estado ali!! (Nessa época a composição era – Abdiel, Amélia, Anie e Jair).
Rever é viver duas vezes
Retornamos à estrada e próximo do meio-dia resolvemos parar para almoçar em o Calama, cidade que fica a meio caminho (105 Km) de San Pedro, onde nos surpreendemos com a comida. O Abdiel pediu uma sopa de marinada (frutos do mar) e também um pastel que pensávamos que fosse pequeno – era quase um almoço. Ainda bem que o Abdiel e eu nos comprometemos de sempre compartilhar o nosso almoço e assim reduzir o consumo de calorias. Tem dado certo, estamos mantendo o nosso peso ou quando muito engordando menos.(rs,rs,RS)
O meu líder 
Um mundo de sensações
Antes que eu me esqueça – Até agora, durante toda a nossa viagem, o Haroldo vem treinando como cair e nesse dia não foi diferente e ele só não aterrissa porque sempre tem alguém por perto, ou o Abdiel ou o Bidinho que, por sorte, sempre conseguem evitar a queda, com exceção do inicio da viagem, na fronteira com o Peru, quando ele carregava um monte de garrafas de água e com a queda elas saíram rolando no asfalto.
Ainda de pé e saudoso
Desse jeito a Dona Regina vai acabar nos processando por descuido com o seu marido!!! Justiça seja feita, já estamos criando um afeto especial pela Laura e pela Ana Carolina de tanto que elas são lembradas a cada nova paisagem!!! O cara é realmente apaixonado!!
Um chamego nunca é demais
A ânsia e o desejo de rever San Pedro enfim foi aplacado. Chegamos à cidade onde desfrutamos momentos bem agradáveis e que depois relato a vocês. Não obstante o prazer de rever a querida San Pedro, a excitação maior era ¨Passo Jama¨ que fica a 5.000 de altitude. Explico, já cruzamos a fronteira entre o Chile e a Argentina, em Angustura, quando fomos a Pucón, conhecer o vulcão em atividade chamado Villa Rica, depois, em outras oportunidades, no Túnel do Cristo Redentor que fica entre Mendoza - Argentina e Santiago do Chile.
Beijos a todos.

2 comentários:

  1. Essa vai ser pra sempre a viagem da minha vida!
    A que eu precisei no momento mais difícil! Poxa, me emocionei também.Que bom que estão todos bem.
    Saudades imensas de todos.
    Mãe, a filha do Haroldo, a Laura, não é a afilhada da minha madrinha?
    Amo vcs demais!
    Se cuidem
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É filha, ela também é afilhada da sua madrinha e naquele coração sempre cabe mais uma afilhada. Ela é especial!!

      Excluir