domingo, 27 de março de 2011

El descobrimiento Del Peru

A partir desse momento nossa viagem realmente começa no Peru, pois até o presente momento estávamos percorrendo o Brasil e Puerto Maldonado não ajuda muito.

Saímos de Puerto Maldonado para Cusco, durante a viagem se percebe uma abrupta mudança de paisagem, bem como de clima, durante a viagem a paisagem deixou de ser plana passando a ser montanhosa e o clima passou a esfriar somado a fortes correntes de vento.

Nesse ponto a viagem para nossos amigos motoqueiros passou a ser mais agradável, visto que o sol ficou menos intenso e a estrada mais sinuosa, a crianças se divertiram fazendo curvas, eu por minha vez me divertia filmando-os.

Paramos para almoçar num vilarejo que encontramos, na própria carretera (seria a nossa BR), encontramos um restaurante com aparência muito boa, estacionamos e quando íamos entrar, por pressão e sugestão do Alexandre, fomos a outro restaurante em uma rua não asfaltada e com aparência sofrível.

Acredito que tal escolha se deu pra melhor conhecer a cultura local, contudo, tenho que confessar que a comida servida me surpreendeu, muito gostosa e com um sabor especial, nos foi servido também um refrigerante local de nome Inca Cola, é gostosinho, não é “aquela Coca-Cola toda”, tem gosto de chiclete de Tutti-fruti, com cor de material radioativo.

Depois desse almoço esplendoroso o Alexandre descobriu por que aquela comida estava tão gostosa, ao palitar os dentes tirou um besouro, que certamente foi o que deu o melhor tempero.

Continuamos na estrada, fomos surpreendidos por uma forte chuva e muita neblina e já estávamos subindo a Cordilheira dos Andes, devido essas intempéries recebemos a notícia de que não seria possível chegar a Cusco, pois parte da pista havia sido interrompida por um desmoronamento.

Assim, retornamos para o primeiro vilarejo que encontramos, que no caso foi Marcapata. Nesse vilarejo não tem Hotéis, somente Hostal, para clarear, Hostal é uma espécie de alojamento onde são alugadas as camas, normalmente para os mochileiros, e tem banheiro comunitário, sem qualquer conforto, ao qual estamos acostumados, por exemplo, calefação (pois faz frio), banho quente, garagem etc.

Nossas acomodações eram precárias e estava muito frio, todos dormimos de roupa, calça, meias e camisas de manga, não só pelo frio, mas para tentar evitar ao máximo o contato da pele com aquelas “limpas e cheirosas” roupas de cama, devido ao frio e falta de água quente, banho nem pensar.

Por falta de garagem, a camionete dormiu na rua e as motos quedaram-se na casa de uma moradora local.

Antes de ir dormir nos fomos jantar num restaurante que era do mesmo dono do Hostal que nós nos hospedamos, sendo que este cobrou o olho da cara pela comida, a teoria da conspiração afirma de que é ele quem manda explodir parte do barranco para ganhar clientes.

No jantar, quase todos pediram bife na chapa, ou como se diz aqui, “biste a La placha”, era uma carne muito dura, de difícil mastigação, foi aqui que se descobriu o “boi alpinista”, pois a carne era dura de tanto exercício que os animais faziam.

Todavia, uma coisa não se pode negar, ninguém passou frio, pois as cobertas eram bem grossas e pesadas, tanto que o Everson se queixou de que o peso das cobertas estava atrapalhando a circulação do sangue.

Na madrugada, o Alexandre descobriu o motivo de tanto peso, ao mexer entre uma coberta e outra caiu mais ou menos um quilo de barro, por isso tanto peso.

Dessa vez, todos dormiram bem, pois ninguém passou calor.