quinta-feira, 9 de julho de 2009

RETIDOS EM TACNA PELO PARO DE TRANSPORTE PERUANO



Caros leitores e integrantes do Rondônia Road

Hoje tomei a liberdade (Amélia) de fazer esta postagem e dar uma folga para a Anie. É claro que nossos estilos são bem diferentes, mas, espero atender a expectativas de vocês que carinhosamente nos acompanham.
É inegável o quão excitante tem sido esta aventura. É algo inexplicável e por mais que tentemos reproduzir as sensações nas imagens que tentamos capturar em nossas câmeras, elas sempre estarão aquém da realidade.
Saimos de Iquique dia 06/07 rumo ao Peru. Passamos apenas dois dias em Iquique, cidade que surge repentinamente à nossa frente depois de horas viajando no deserto. É uma cidade encantadora, localizada no extremo norte do Chile, a 1.843Km de Santiago, antigo porto mineiro e produtora de salitre no século passado. Algo chamou nossa atenção e nos assustou sobremaneira, foram os avisos espalhados por toda a cidade informando que, em caso de tsunami a rota de escape era para o sopé da montanha (cruzes!!!!). A cidade foi edificada entre o oceano pacífico e a Cordilheira dos Andes, numa estreita faixa de gaza (rsrsrsrs).
O percurso que fizemos de Iquique à fronteira com o Peru é simplesmente incrível. As montanhas da Cordilheira dos Andes nos acompanhou o tempo todo. Perto dela nos sentimos como uma formiguinha diante da sua magnitude. Nos vales que se formam entre as montanhas vivem populações que sobrevivem da agricultura em um contraste com a árides do deserto. Essas paisagens nos faz lembrar a história do antigo Egito, mais especificamente a Mesopotâmia (rsrsrs).
Finalmente chegados na Aduana dos dois paises. No Chile, como era a saida, o tramite foi mais rápido, porém, no Peru tivemos que suportar 2horas de pura burocracia. Decidimos que dormiriamos em Tacna, mais uma cidade fincada no deserto, de aproximadamente 400 mil habitantes, agora no extremo Sul do Peru.
Durante todo o trajeto que nos separava da chegada à cidade, pedi tanto a Deus que nos mandasse um anjo que facilitasse a nossa chegada, porque nosso maior problema tem sido as chegadas nas cidades, principalmente arrastando aquele trailer, mas largo que a Hillux , mas que possibilitaria apoiar as três motos que possivelmente iriam compor a trupe.
Qual foi a nossa surpresa??? Logo na chegada ao perguntar a uma "senhorita" onde era possivel encontrar um Hotel e de preferência que tivesse uma garagem, ela simplesmente se colocou a nossa disposição - nos levou ao Banco Automático, à garagem e finalmente ao Hotel. Tem coisas que, sinceramente, não tem preço: Estamos eternamente agradecidos a ela. O nome dela é Cláudia e hoje vamos sair para jantar com ela.
Quando chegamos na fronteira fomos informados que haveria um "Paro" - Greve em todo o Peru promovido pelos motoristas e cobradores que exigiam melhores condições de trabalho. Fomos obrigados a ficar em Tacna 03 dias, até que as pistas fossem desobstruidas pelos grevistas. Coincidentemente, eu adoeci - arrumei uma infecção intestinal violenta e fiquei de cama. Acho que comi um tal de "Ceviche" comida tipica Peruana que consiste em frutos do mar temperado com limão e aji (pimenta - muito picante) que arrebentou o meu figado, estomago e, principalmente, intestino.
Amanhã pela manhã estaremos novamente na Ruta rumo a Puno, cidade que fica a 500Km de Tacna, à 3.800m de altitude, ou seja, lá vem frio novamente. Dali partiremos para Cuzco, onde pretendemos ficar uns 4 dias visitando os sítios arqueológicos da cultura Inca. Depois postaremos as imagens que pudermos produzir.
Hoje para nós o dia ficou mais triste. O meu filhote (Bidinho) infelizmente não virá mais se juntar ao grupo. Houve um desencontro de dias e ele acabou perdendo o vôo que sairia hoje de Brasília e a proxima vaga só ocorreria dia 17/07, o que não permitiria que ele ficasse mais do que 5 dias conosco. O nosso pequeno grupo ainda sofrerá outra baixa dia 15/07 quando o Jair voltará a Porto Velho saindo de Cuzco. Dia 25/07 será a vez da nossa bloguista oficial que deverá ir diretamente para Brasília onde irá iniciar seus estudos que começará dia 27/07. Ficaremos, então, somente eu e o Abdiel, até completarmos o percurso previsto anteriormente.
Àqueles que nos acompanham... beijos !!!!!!


7 comentários:

  1. Amélia, Anie e Abdiel,

    Fiquei feliz de saber que todos seguem bem e determinados. Estamos todos acompanhando diariamente esta aventura e imaginando quando teremos oportunidade de trilhar caminho semelhante.

    Feliz também por saber que a Anie decidiu morar em BSB. Acredito que seu grande potencial será lapidado e em breve teremos uma grande profissional, pois sua capacidad, inteligencia e carisma são garantias de sucesso.

    Continuamos aqui...sigam com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá, intrépida trupe!
    Faz tempo que não comento porque estava de férias. Quer dizer, ainda estou, mas só ontem estava olhando as postagens que foram colocadas depois que eu viajei.
    Entendo o que é você ver tanta coisa maravilhosa, tirar um monte de fotos e depois perceber que somente pequenos pedaços da experiência aparecem nelas. Mas os pedacinhos que vocês conseguem mostrar pra gente já dão bastante água na boca, então, tá valendo!
    Agora eu quero é saber como vai ficar o itinerário depois da saída do Jair e da Anie. Vocês ainda vão até a Venezuela???
    Beijos para todos!
    Edilis

    ResponderExcluir
  3. Oi oi caros amigos!!!
    Nossa que aventura hein. CAminhos percorridos que formam um grande filme na memória e no coração. Mto legal mesmoooooooo...
    Quanto aos imprevistos, é incrível como eles têm tido o condão de confirmar que, realmente, ter data marcada pra voltar não combinaria com a ida até a Venezuela com vcs. Nevascas interrompendo estradas,Paro impedindo o prosseguimento da viagem...e dias perdidos fariam com que a volta imediata de quem tinha dia marcado pra chegar ficasse inviável...
    Mais uma vez repito...nada acontece por acaso...Fazer o quê né...rsrs...não era pra nós irmos mesmo, assim eu creio...
    As fotos sempre revelando a emoção estampada no olhar e a beleza dos lugares, fazem com que possamos apreciar, mesmo de longe, um pco da beleza dos lugares e da sensação de vcs...
    Rumo a Cuzco...lugar magnífico de magia, misticismo e beleza infinitos...Aproveitemmmm...
    Jair e Anie estão com data marcada pra voltar já...poxa, ficará então o casal 20 Amélia e Abdiel...rsrsr...
    Um grande beijo em todos vcs...Fiquem com Deus sempre!!!
    Rê...

    P.S. - Anie minha pequena grande mulher, desejo o melhor pra vc...que tudo de bom possa estar te esperando em BSB, vc merece!! Esteja com Deus, e não esqueça nunca...Deixa falar a voz do coração...a razão é a direcionadora da emoção...aliando razão e emoção, a felicidade fica mais visível e palpável...Adoro vc...

    ResponderExcluir
  4. Oi Anie, Amélia, Bibi e Jair... quantas aventuras... muito legal...Fico feliz em saber que estão bem.
    Uma pena que mais uma vez bloqueados. Mas logo isso se resolve e poderão seguir.
    Notícias da Andy:
    - Ela esta cada vez mais linda, cada vez mais carente e manhosa. Falta colo de mãe, que tenho tentado suprir, mas nada como a nossa mãe de verdade.
    - A Lelê está cada vez maior e mais forte para chegar e enfrentar esse mundão.
    Anie e Amélia, coloquei no meu orkut uma foto da barrigona da minha, nossa, amiga, filha, irmã, sobrinha e neta.

    Viajo essa semana mas volto logo.

    Vou mandar para o e-mail da Anie para que possam ver melhor.

    Bj a todos vão com Deus.

    PS pro BIBI:
    Bibi, venha logo, se não quem vai dar o primeiro banho na Leandra sou eu. E eu vou amar isso...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Amélia ... não esqueça que o "desarranjo" servirá para tornar ainda mais inesquecível a viagem. Curtam bastante.
    Éverson

    ResponderExcluir
  6. Olá integrantes do Rondônia road. Estou encantada com os lugares que ainda não pude conhecer pessoalmente. Mas que pelas fotos e por suas descrições são belíssimos. A todos vcs. Boa sorte. E voltem logo. Bjs. Chris.

    ResponderExcluir
  7. HOLA MIS QUERIDOS Y ENTRAÑABLES AMIGOS COMO VAN ,ABDIEL COMO ESTA ESA PATITA JAJAJAJAJA,AMELIA YA ETA BIEN TU PANCITA ?,ANNIE CAROLINE A ESTAUDIAR HE....QUE LA PASES SUPER TAMBIEN .JAIR COMO ESTA EL TRABAJO Y QUE TAL COMO VAS CON LAS PASTILLAS JOJOJO HAY ALGUN RESULTADO JEJE. NOS E OLVIDEN DE SU AMIGA QUE LOS ESTIMA UN MONTON.RECUERDEN JUNTOS PERO NO REVUELTOS.OK
    BESOS MILES A LOS 4.ATTE.CLAUDIA TACNA PERU

    ResponderExcluir