segunda-feira, 6 de julho de 2009

Valle da Lunna, Geiser's e outras histórias de uma trupe de aventureiros! =)


Muito boa noite caros leitores e integrantes do Rondonia Road, como sempre eu ando meio atrasada nas minhas postagens não é mesmo?! Mas, aqui vou na minha narrativa em prol de um registro que serve mais para que tudo o que nós vivemos fique impregnado em páginas que não se perderiam nem com o passar dos anos, afinal pelo visto o número dos nossos acompanhantes e fãs diminuiu em pelo menos 50%. O que é uma pena, mas acreditem ou não nossa viagem continua maravilhosa! xD
O meu relato começa há dois dias quando nós saimos de Antofagasta rumo a San Pedro do Atacama, atravessando um deserto em que a oscilação entre calor e frio é imensaaaaa!
Chegamos em San Pedro mais ou menos no horário do almoço e nos hospedamos em um hotel chamado Chiloé, cuja as acomodações são pequenas,agradáveis, limpas e super aconchegantes. O hotel em que nós ficamos, além de hotel é também um restaurante onde a comida é boa e acreditem barata. Nós comemos um prato típico chileno de entrada chamado Cazuela de Vacuno(uma sopa com legumes e costela de boi),seguido de um frango com batatas assadas e tomates. Tudo muito simples e super gostoso!
É incrível ver essa cidade tombada pelo patrimônio da humanidade cuja as ruas ainda são todas de terra batida e externamente as paredes das casas são obrigadas a serem todas em sua construção original, ou seja, sal. O número de estrageiros lá dentro é de enlouquecer, com conversas partindo desde o tradicional inglês e espanhol, até os excêntricos alemão e polonês.
Naquele dia nós fomos rumo ao Valle de La Lunna um lugar famoso por sua formação parecida com a superfície lunar, devido as distintas estratificações e afloramentos salinos ocasionados por agentes naturais. Já lá dentro é possível ver o Valle de La Muerte, Os Los Vigilantes Tres Marias, as Minas de Sal, o Anfiteatro e o Sendero Duna Mayor, todos obras de uma natureza incrivel, que mesmo em palavras e fotos é impossível dimensionar.Vale ressaltar que como todo deserto natural já foi mar um dia, o Valle de La Lunna não é uma excessão, sendo incluido na minha opinião num dos lugares mais bonitos e encantadores que eu já pude ver.É de tirar o fôlego, literalmente, afinal você tem de passar por subida enorme p/ poder chegar ao topo.Cansa um bocado acreditem, mas é uma experiencia fora desse mundo, afinal ao chegar ao topo de um lado, você pode ver o sol e de outro, a lua.E em meio a tantas crateras a única certeza que se pode ter é que isso é uma experiencia p/ lá de surreal.De oeste a leste o Valle de La Lunna, reconhece um relevo elevado chamado Cordilheira de Domeyco, cuja maior altitude é o cerro Quimal de 4.278m. Seguido de uma cordilheira de sal(um setor baixo), conhecido como depressão pré-andina, na qual se localiza o grande Solar do Atacama, finalmente surgindo a Cordilheira dos Andes, constituida por uma meseta, conhecida como Altiplano e uma cadeia de vulcões: Aguas Calientes, Lascar e Acamarachi.
Como eu já havia dito, mesmo com todas as fotos e informações que eu puder colocar, me é impossível dimensionar a gradiosidade de tal dádiva da natureza, fica aqui então o meu esforço na tentativa (um tanto quanto vã...) de fazerem vocês verem e entenderem o lugar pelo qual nós passamos.Mas, acreditem p/ chegar até aqui valeu cada esforço e cada centavo!
Depois de voltarmos do Valle de La Lunna, fomos direto pro hotel,tomamos banho e demos uma volta pela cidade, que fervilha de gente tanto de dia quanto de noite, que sofre uma descrepância de temperatura que vai desde dezessete graus a menos sete graus num mesmo dia. E ainda assim, a animação e euforia que percorrem aquela cidade são sempre as mesmas! É de impressionar!
Dormimos antes das dez da noite naquele dia,pois no dia seguinte nos iamos conhecer os Geiser Del Tatio, que p/ quem não sabe o que é são fendas abertas diretamente na crosta da terra, por onde sai um vapor d'água fervente, como aquelas do filme "A Era do Gelo", por isso tinhamos que acordar às 3:30 da manhã, pois só era possível chegar lá de van e esta só passava, pontualmente às 4:00horas. Percorremos o caminho até o topo do Cerro Quimal(já mencionado anteriormente e cuja a altura é de 4.278) em cerca de 1:30hra mais ou menos chegando p/ ver os geiser's pontualmente às 6:00 da manhã. É de extrema importancia mencionar que quando nós chegamos lá fazia menos vinte graus centigrados, e em TODA as nossas vidas (eu não vou falar a minha vida porque ela não é ponto de referencia p/ ninguém!) nós nunca sentimos tantooooo frio! Nós andamos por entre os geiser's e podemos com toda certeza dizer"eu vi!" ou "eu fui!", mas a primeira coisa que você perde é a sensibilidade dos dedos dos pés e das mãos. O aperreio foi tão grande que tanto a Amélia quanto eu choramos de frio, sem conseguir conter as lágrimas de desespero(acreditem, o frio desespera mesmo!) e corremos de volta p/ van assim que foi possível, isso sem falar do Jair que estava pálido e branco feito papel, tadinho no café-da-manhã feito em meio aos Geiser's ele comeu uma bolacha de chocolate assassina, que acrescentada ao frio e a altitude(que dá muita falta de ar e tontura), culminou naquilo que ele chama de "revertério"!
Em suma, como diz a célebre frase "Vim, vi e venci!"(é nessa ordem mesmo?!), de fato eu gostei muito mais do Valle de La Luna, mas apesar do frio eu fiquei feliz de saber como foi que o Cid(preguiça da "era do gelo") se sentiu! xD
Só não tive coragem mesmo foi de colocar o biquini e entrar no Geiser que não mata(tipo uma fonte thermal, só que a uns quarenta graus), que ironia não?! Do lado de fora a temperatura completamente negativa e dentro do Geiser aquele tipo de água que faz de nós uma boa canja! =P
Mas, tem doido p/ tudo, eu por exemplo vi um monte de gente entrando naquele "canjão", vi até gente sem roupa por lá, mas eu mesma?! Nem com roupa, nem sem roupa e nem debaixo de porrada! =)
Conheci uns brasileiros gente boa por lá, o Vitor e a Manu, que enfrentaram o frio conosco no numa boa, como se fosse um dia de verão qualquer! Fiquei babando tal disposição! E eles até mudaram de hotel de tanto que nós falamos bem do nosso hotel! Diferentemente do resto das pessoas que nós já conhecemos, dessa vez eles são goianos que mês que vem morarão em Brasília(obaaaaa companhiaaa! xD). Nada contra os paulista viu meu?! Mas que milagre uma outra tribo!
Naquele mesmo dia nós voltamos a San Pedro de Atacama e confesso que a volta me foi bem mais prazerosa, nós comemos empanadas(outro prato típico sul americano, como se fosse um pastel p/ nós) no meio do caminho, além carne de lhama acreditam?! Apesar do gosto meio diferente, é uma carne muito gostosa, vale a pena experimentar! E durante o percurso, nós pudemos ver animais silvetres andando livremente por entre as montanhas, lebres,lhamas e alpacas. Não me perguntem a diferença entre uma lhama e uma alpaca que eu não tenho a menor idéia, eu achei que soubesse, mas defitivamente eu não sei! o.Ó
O mais engraçado mesmo foi a Amélia dizendo: "Aí minha filha, não chega muito perto desse bicho que ele cospe!" To pensando até agora isso era mesmo verdade!Rsrsrsrsrsrs!
Já em San Pedro de Atacama, nós juntamos as nossas tralhas e pegamos estrada novamente, dessa vez rumo a Tocopilla, cidadezinha que mal consta no mapa, mas onde nós felizmente encontramos hospedagem e pudemos dormir.
Novamente na estrada essa manhã nós puxamos rumo a cidade de Iquique, última fronteira do Chile, que de agora em diante tende a ficar p/ trás, afinal até amanhã nós pretendemos chegar no Peru, na cidade de Tanac, de onde devemos partir para a cidade de Arequipa, cidade também tombada pelo patrimônio da humanidade e de onde eu provavelmente deva postar novas notícias,afinal até lá eu já terei lugares e novidades quentinhas esperando para serem contadas!

Ps1: A estrada de San Pedro do Atacama até Iquique é maravilhosaaaaaaaaaa, um verdadeiro tapete junto ao Oceano Pacífico, de uma beleza tão extraordinária que a HD do Abdiel faltou suspirar e resfolegar! xD

Ps2: Éverson e Chris, o meu MUITO obrigada a vocês por terem deixado o aquecedor de vocês conosco, foi ele que salvou as nossas vidas nesses últimos dias e principalmente em San Pedro do Atacama onde um hospedagem ruim com aquecedor pode se tornar uma fortuna!Valeu mesmooooo!

Ps3: Eu era a única que não sabia que o cheiro do mar é assim tão bom?!

Aqueles que nos acompanham...Beijos!

5 comentários:

  1. Caros aventureiros, que maravilha o que vcs estão vivendo. Com certeza, a nós pobres mortais, só nos resta nos deliciarmos com a narrativa dos momentos maravilhosos que vcs estão vivendo. Haja almoços quando vcs voltarem para contar trechos da viagem. Beijos. Continuamos seguindo os passos de vcs.

    Tânia/Vítor

    ResponderExcluir
  2. Oi oi...olha eu aqui de novo...rsrs
    Puxa que aventuraça (se é que existe esse termo, rsrsr)...Nossa, -25º é qualquer coisa inimaginável...rsrsr
    Eu com certeza teria acompanhado vc e Amélia, tanto no choro como na corrida para van..rsrsr
    è mto bom ter notícias de vcs e perceber que estão bem e aproveitando cada momento...
    Agora é rumo ao Peru, certo?
    Saudades de vcs...e principalmente da Anie que aprendi a ter mto carinhooooo...
    Avante queridos, e que Deus os abençôe e proteja sempre!!!
    Bjus no coração!!!
    Rê.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí pessoal .... tenho acompanhado e curtido as narrativas da nossa comentadora e relatora ...quanto ao aquecedor ... bem ... tenho a dizer que nada como ser prevenido. Fico contente que tenha sido útil e ainda bem que não fui ... senão ... não daria para todos.
    Um abraço e boa sorte.
    Éverson

    ResponderExcluir
  4. Olá amores,
    O mais novo integrante do Rondonia Road está quase embarcando ao encontro de vcs viu, e nós; seguidores, apoiadores, torcedores do quadradinho do Planalto Central e tudo mais...estámos aqui babando por querer ir junto e não poder...
    "Será que dá para ir na mala?" hehehehe!!!
    eu tô magrinha!! já o "Bolinha"....kkkkkkkk
    sem comentários....
    bjos a todos
    Kaká

    ResponderExcluir