sexta-feira, 1 de março de 2013

SAN PEDRO DO ATACAMA E SEUS VULCÕES




Chegando em San Pedro do Atacama 
 Chegamos a San Pedro no cair da tarde e aproveitamos para descansar um pouco, porque logo à noite sairíamos para jantar e dar uma volta pela cidade. A peculiaridade desse lugar é algo realmente impressionante. A cidade se confunde com o deserto e entre outras coisas, talvez seja por isso que pessoas do mundo inteiro, em especial os jovens – entre 16 e 20 anos lotam suas ruas e espalham alegria em vários idiomas, nos deixando a sensação de que deveríamos falar mais do que uma ou duas línguas e assim participar mais ativamente da vida deles.
Passeando pelas ruas da cidade
Andamos por suas ruas e visitamos as suas lojas e agências de turismo e assim marcamos um pacote para o dia seguinte, onde fomos conhecer os lagos salgados, onde flutuar é brincadeira e, também,  os dois olhos de águas salobras, que depois eu volto a falar.
Almoçando em frente a Praça de Armas
Feito o combinado, fomos jantar num restaurante onde um grupo de jovem se apresentava com músicas típicas e onde saboreamos um excelente jantar. Um detalhe, mesmo onde a democracia parece estar acima de qualquer preconceito, o capitalismo dita, naquele pontinho de mundo, as suas regras. O grupo de jovem que cantava as belezas regionais o fazia clandestinamente, tudo porque se negavam a pagar qualquer percentual do que ganhavam ao Estado e, portanto, proibidos de se apresentar onde quer  que fosse. Assim, de repente, no meio da apresentação, eles pararam abruptamente, se sentaram atabalhoadamente e com olhar cheio de medo espreitavam a porta de entrada do restaurante. Passado o susto, voltamos a apreciar o espetáculo da molecada!! Lindo!!!
Fazendo novos amigos
No outro dia, depois do café da manhã, saímos para passear e visitar alguns pontos turísticos e almoçar no restaurante localizado na Praça das Armas. Tudo muito agradável!!
Depois, no período da tarde, fomos conhecer os lagos e os dois olhos de água. Sinceramente, valeu a pena. Os lugares são realmente lindos e os jovens, tais como o Bidinho e a Mônica, aproveitaram para tomar banho e usufruir do lugar.
Depois do banho os guias prepararam um lanche a céu aberto e ficamos esperando o entardecer para apreciarmos o pôr-do-sol e, acreditem, foi fantástico!! O Abdiel encheu a cara de Pisco Sour (bebida alcoólica típica daquela região) e com a sensibilidade aguçada se emocionou com o espetáculo da natureza!!
Ao redor do lugar havia inúmeros vulcões, aproximadamente uns 40, alguns em atividade e com o pico coberto de neve!! Romântico!!!
Um homem perdido no deserto
Enfim, voltamos a San Pedro do Atacama e nos preparamos para recomeçar a viagem logo pela manhã do dia seguinte.
Saímos nas primeiras horas da manhã, com destino a ״Passo Jama״ , antes, porém, não posso deixar de mencionar que para não perder o vicio, a saída foi tumultuada porque o Haroldo e a Mônica se perderam pelas ruelas da cidade e nos deixaram desnorteados sem saber onde procurá-los. Depois de buscá-los nas duas saídas conhecidas e já sem saber o que fazer, o Bidinho resolveu perguntar a uma pessoa do local onde era a saída para Passo Jama e seguimos para lá.
Temperados com o sal do deserto
Adivinhem quem estava na fila da Aduana feliz e satisfeito?? Os dois ocupantes da Hilux – Haroldo e Mônica – e os outros panacas (Abdiel, Amélia e Bidinho) suados e nervosos chegamos atrasados e com vontade de ....... não fazer nada!! Aproveitamos e nos juntamos ao grupo e não perdemos muito tempo para fazer o check-out do Chile.
Um mergulho no olho d´agua salobra
Assim deixamos para trás mais um País, agora iniciávamos nossa travessia pelo norte da Argentina, em região para nós ainda desconhecida. Como disse anteriormente, já havíamos atravessado a fronteira no Cristo Redentor, onde cruzamos a Cordilheira dos Andes e chegamos a mais de 4.000m de altitude (Aconcaguá) e depois, em outra oportunidade, em Angostura, indo para Pucón, visitar o vulcão Villa Rica que estava em atividade.
Romance ao entardecer
Desta feita, a viagem foi bem emocionante e em determinado momento estivemos a quase 5.000 m de altitude, com paisagens de tirar o fôlego e com uma temperatura de 2ºC. Alguém lembra a expectativa da primeira t.... , é mais ao menos assim, ansiedade, palpitação e... de repente a realidade!! As vezes magnífica outras nem tanto. Desta vez valeu a pena!!
Como não conhecíamos a região decidimos que tentaríamos chegar até San Salvador de Jujuy, uma das maiores cidades apontadas pelo Google e no trajeto tivemos o prazer de descer montanhas dignas de cartão postal. Diferentemente dos outros lugares elas se apresentavam com cores variadas, do verde das matas ao vermelho escarlate das encostas, com recortes matizados das rochas!! Ufa, essa foi de tirar o fôlego!!
A caminho da Argentina
E, novamente, para não perder o hábito e por Graça do Divino, faltando poucos quilômetros para chegarmos à cidade, decidimos (Eu e o Abdiel) parar à beira da estrada e esperar a Hilux que, dirigida pelo Haroldo com receio dos abismos, descia lentamente. Nesse momento o Bidinho se aproximou e ao estacionar à nossa frente chamou a atenção do Abdiel que o pneu da moto estava demasiadamente desgastado e isso era muito perigoso.
Desempenho e rapidez
Não entendemos porque isso aconteceu, mais decidimos reduzir consideravelmente a velocidade e nos mantivemos a 80km/h e de olho no retrovisor para acompanhar o Bidinho. Isso não demorou 30m e ele já encostava a moto na beira da estrada, seguido da Hilux. Voltamos e, não deu outra, o pneu estourou e só não aconteceu nada porque, casualmente paramos para descansar e esperar o Haroldo. Coisa de Deus!!!
Só assim....
Colocamos a moto na carretinha e, por incrível que pareça, com uma rapidez inigualável, acho que pela experiência anterior. O Haroldo logo chegou com sua bolsa vermelha e dela retirou um par de luvas dignas de um mecânico e todos juntos colocamos a moto encima e chegamos, finalmente, em San Salvador de Jujuy, onde passamos a noite e logo pela manhã seguimos para Asuncion-Paraguay, para levarmos a moto numa loja especializada da Harley Davidson. Isso é uma nova história!!!
Por hoje é só. Amanhã eu conto os detalhes desse trecho da viagem!!!
Beijos a todos.

3 comentários:

  1. Nossa, que saudade do Atacama, mas como eu fui no inverno não conheci nada desses banhos de sal, nem nada disso, mas fui num lugar chamado Valle de La Luna, vocês foram?
    Sinto saudade dessas viagens!
    E mais ainda saudade de vcs!
    To num trampo novo, em um novo semestre, por isso to meio mortinha e sumida.
    Amo vocês demais!
    Um dia vamos publicar um livro de aventuras!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Acompanho e viajo (em pensamento) com voces...
    Deca

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Como diz meu filho: muito massa! (Legal de mais!)
    Anísia

    ResponderExcluir