sexta-feira, 1 de março de 2013

A CAMINHO DE ASUNCION – PARAGUAY



Conforme meu último relato, chegamos a San Salvador de Jujuy, única cidade da Argentina onde pernoitamos. Em outras palavras, a Argentina serviu apenas de corredor para o nosso objetivo maior que era retornar a San Pedro do Atacama.
Chegando em Jujuy
As horas que antecederam nossa chegada em Jujuy foram as últimas percorridas na Cordilheira dos Andes e uma das mais bonitas.
A partir daí acabaram-se as montanhas e seus mistérios e o que tínhamos pela frente era apenas retas, que após algum tempo se tornavam monótonas. O que ainda despertava nossa atenção eram as enormes plantações e/ou pastagens que se estendiam no horizonte a perder de vista.
Ultimas visões da Cordilheira dos Andes
Nosso objetivo era chegar a fronteira com o Paraguay, que ficava na cidade de Clorinda – Argentina e onde estivemos a dois anos  quando fomos para conhecer Pucon e que à época já não nos deixou uma boa impressão. Naquela ocasião a moto HD estava quebrada e a seguradora nos transportou até a fronteira com o Paraguay e lá nos deixou, no meio da madrugada e nas mãos de uns mercenários e corruptos servidores públicos paraguaios.
Em razão dessa experiência estávamos apreensivos com a possibilidade de novo achaque e, não deu outra, pareciam abutres e nos cercaram de todos os lados.
Difícil traduzir a beleza desse lugar
Nos guichês da Argentina não houve nenhum problema e rapidamente nos liberaram, carimbando nossos passaportes. Agora, no Paraguay, seria melhor nem tecer comentários mais é impossível deixar de relatar a sensação de revolta diante da postura desses cidadãos.
Lembram do documento da BMW (original) que o Abdiel não sabe onde colocou? Pois bem, em todos os outros países isso não foi problema, contamos com a compreensão de todos (Peru/Chile e Argentina) e claro que isso não se repetiu no Paraguay, pelo contrário, serviu de mote para a já corriqueira cobrança de propina. Para evitar dor de cabeça isso custou $ 50,00 (cinqüenta dólares).
Encerrando mais uma maravilhosa aventura
Aparentemente o problema estava resolvido! Ocorre que o Bidinho quando esteve naquele País em 2010 não se preocupou em procurar uma Aduana Paraguai para carimbar o passaporte e mais uma vez ficamos na mão desses m.....!!
Não havia explicação que os convencessem de que ocorreu apenas um lapso e que o Bidinho não estivera vivendo naquele País por dois anos e de forma ilegal. Eles, mostrando a lei do País aplicaram uma multa, correspondente a $ 40,00 (quarenta dólares), que na moeda local seria $ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil guaranis).
Tocando as nuvens
Sem maiores alternativas o jeito era pagar! Até ai, tudo bem, o problema era que eles não queriam dar nenhum recibo que comprovasse o pagamento e o Bidinho dizia – Pago o que for preciso, mas quero recibo!! Um olhava para o outro e dizia – Faça o recibo para o rapaz e, nenhum dos dois se prontificava a preencher qualquer documento.
Em determinado momento um deles me chamou e disse que já havia feito a correção no sistema e enquanto mostrava a tela abriu uma gaveta e me disse para deixar lá o valor da multa. O Bidinho chegou na hora e disse – OK, o dinheiro vai ser colocado, agora quero o recibo!!
Como o impasse não chegava ao fim, um dos servidores resolveu levar o Bidinho para outra Aduana próxima, onde o Chefe deles poderia fazer o recibo.
Ficamos apreensivos esperando pelo retorno do Bidinho e do funcionário porque tínhamos medo dele ficar preso lá. Depois de algum tempo eles retornaram e liberaram a nossa entrada do País.
Já em Asuncion é que ficamos sabendo que o Bidinho peitou o Pessoal da Aduana e se identificou como Advogado e que sem recibo não poderia haver pagamento e que, conforme regra do MERCOSUL os brasileiros que transitam por esses Países não precisam apresentar passaporte, podendo ir e vir apenas com a carteira de identidade, portanto, aquela exigência era infundada.
Parando para o repouso e chegando os pneus
Diante de tantos argumentos, decidiram dar um desconto de 50% que foi radicalmente rejeitado pelo Bidinho – Não, pago tudo (100%) e com recibo!!!
Enfim, depois de muitas discussões decidiram por bem deixar como estava e ele foi liberado de qualquer pagamento e assim seguimentos em frente. Ele, feliz da vida por não ter se curvado àqueles urubus de quinta categoria. E pensar que na minha veia corre sangue paraguaio!!!   Fazer o que??
Seguimos para Asuncion e durante todo o trajeto fomos parados por outros policiais e, com a Graça de Deus, nenhum nos perturbou, pelo contrário, foram educados e prontos para nos dar as informações que precisávamos. A vida é assim, tem suas compensações!! Mas que safadeza tira a gente do sério, isso é fato!!!
Pneu desgastado e pronto pra estourar
Chegamos a Asuncion no meio tarde e fomos nos hospedar no Íbis Hotel que fica em frente ao Shopping Del Sol, muito bonito e prazeiroso, onde fomos jantar. Logo que chegamos á cidade o Abdiel, Bidinho e Haroldo foram a loja da HD levar a moto para consertar e no final daquela mesma tarde ela nos foi entregue, pronta, lavada e disposta a continuar rodando!!!
No dia seguinte, por decisão do Bidinho, nós nos separamos. Ele foi para Foz do Iguaçu e de lá para Cascavel-PR para visitar os tios da Mônica e nós seguimos conforme o combinado anteriormente – Ponta Porá, onde passamos a noite.
Preparando para subir a moto
Outra decepção, lá os preços também não estavam tão melhores! Compramos as lembranças pra família, pois difícil é chegar sem nada para alegrar a molecada e deixamos pra outro momento a aquisição de produtos mais elaborados, já que no Brasil podemos parcelar.
Já o Abdiel planejando a próxima viagem comprou dois capacetes SHOEI, na cor vinho para combinar com a minha boroca (bolsa de motociclista) que vai pendurada na lateral e contendo coisas emergenciais.
Comprou, a pedido, um Iphone para a Mãe Ju, um kit de maquiagem para a Laide e 2 litros de wisky para o genro arquiteto dele (Leandro) e outras cozitas mais....
Saímos no dia seguinte com destino a Coxim, já que a revisão da HD houvera sido feita em Assuncion e a nossa amiga Irma não estava em Campo Grande, pois fora ao RJ assistir Elton John.
Inúmeras plantações ao longo da rodovia
O Bidinho ficou triste porque queria que nós o esperássemos em Campo Grande para passar o aniversário deles juntos, mas como queríamos ganhar tempo seguimos em frente e ele acabou ficando em Cascavel por mais um dia e depois embarcou a Mônica com destino a Cacoal e seguiu sozinho de volta pra casa. Isso me deixou muito angustiada e preocupada com a segurança do meu filhotinho.
Até agora ele esta bem e eu estou rezando para que ele conclua sua meta com sucesso!!!
Por hoje é só.
Beijos a todos.

Um comentário:

  1. Que bom que tudo está bem, apesar de alguns imprevistos.
    Viagem maravilhosa ....
    Éverson

    ResponderExcluir